A pandemia do novo
coronavírus promoveu um grande impacto na indústria confeccionista pernambucana
e em vários setores da economia local, nacional e mundial sem precedentes na
história recente. A suspensão temporária das atividades no Moda Center Santa
Cruz está prevista no Decreto Estadual nº 48.830 de 18/3/2020. Neste período,
diversas ações foram realizadas, como a adequação do local para entrega de
mercadorias às transportadoras vindas de várias partes do país, o que acontece
desde o mês de abril.
“Durante este período de
paralisação das atividades, iniciamos a avaliação do que precisa ser adequando
em nosso espaço para a retomada do atendimento ao público, por entendermos a
necessidade de equilibrar as ações de reabertura do Moda Center e os cuidados
com a saúde de nossos colaboradores, condôminos e clientes”, afirma George
Pinto, gerente geral do Moda Center Santa Cruz.
Algumas adequações de
infraestrutura já foram iniciadas, como a instalação de pias para higienização
das mãos. O guia descreve as medidas de higiene, limpeza, proteção, organização
e novas práticas operacionais que serão adotadas pela administração e
comerciantes.
O guia, que pode ser acessado em https://bit.ly/2TI7muA, é dividido em três partes: medidas adotadas pela administração; medidas a serem adoradas pelos comerciantes e ações de comunicação. Entre as principais medidas adotadas pela administração está a mudança nos dias de feira para sexta e sábado.
“Em sondagens com os guias
de excursões que vêm ao Moda Center regularmente, detectou-se que esses seriam
dias mais adequados, pois o grande atacadista faria suas compras na sexta e o
cliente de varejo no sábado. O Moda Center passaria a atender os dois públicos,
ampliando o seu fluxo durante o ano todo”, comenta George.
Entre outras ações como:
Não haverá restrição de
público. Entretanto, recomenda-se que idosos, mulheres grávidas e pessoas com
doenças crônicas devem evitar, nesse primeiro momento, a retomada das
atividades e a circulação pelo empreendimento;
Uso obrigatório de
máscaras de proteção por todos (clientes, comerciantes e colaboradores);
Instalação, em locais
estratégicos, de lavatórios abastecidos de sabão e toalhas de papel para
procedimentos de higienização das mãos. Serão 20 pias, sendo 6 nas praças de
alimentação e 14 na área externa;
Nos locais onde não for
possível a lavagem das mãos, será disponibilizado álcool 70% para frequente
higienização das mãos;
Divisão dos carroceiros e
ambulantes por dia de feira com rodízio, por número da jaqueta, conforme
determinado pela administração;
Atendimento,
preferencialmente por trás dos boxes, mantendo um distanciamento mínimo do
cliente. Um vendedor por box;
Retirada de cadeiras da
frente dos boxes, de forma que amplie o espaço de circulação e reduza os pontos
de contatos com os clientes;
Instalação de marcações no
piso em frente aos caixas eletrônicos com o distanciamento exigido pelos órgãos
de saúde, que é de 1,5 metro entre uma pessoa e outra nas filas;
Manutenção das portas dos
WC’s abertas para beneficiar a ventilação;
Controle de quantidade de
pessoas nos banheiros, respeitando às regras de distanciamento social;
Os acessos ao Setor de
Atendimento ao Condômino (SAC) e ao Expresso da Moda serão controlados, com um
número máximo de pessoas a serem atendidas simultaneamente;
Suspensão da
comercialização de alimentos no formato self-service. Será permitida a venda de
marmitas e lanches;
Permissão de uso apenas de
talheres, pratos e copos descartáveis na praça de alimentação;
Redução de 50% da
quantidade de assentos nas mesas das praças de alimentação. Cada mesa
permanecerá com apenas dois assentos;
Reforço da limpeza de
pontos de grande contato, como corrimões, banheiros, maçanetas, mesas,
cadeiras, entre outros, além do uso de solução de água com hipoclorito para
corredores e áreas comuns.
A administração do Moda
Center Santa Cruz também orienta ações para os comerciantes. Confira alguns
pontos sugeridos:
Implementar um sistema
ordenado de comercialização de produtos para evitar a concentração de pessoas;
Limpar e desinfetar as
superfícies de balcões para a venda de produtos várias vezes ao dia;
Manter uma distância
mínima segura entre as pessoas e manipular os produtos usando máscaras;
Fornecer máscaras aos
funcionários, que devem ser usadas inclusive no deslocamento do trabalhador
(casa-Moda Center-casa);
Disponibilizar álcool em
gel para uso dos funcionários e clientes;
Se possível, implantar a
medição de temperatura de funcionários;
Utilização de canais
on-line para continuar atendendo clientes que ainda tenham movimentação restringida;
Suspensão de ações
promocionais e campanhas que promovam a aglomeração de pessoas ou distribuição
de material que possa ser vetor de contaminação do novo coronavírus (inclusive
panfletos);
Se algum trabalhador
apresentar sintomas de gripe, febre, tosse, coriza ou dor no corpo, é
recomendável que fiquem em casa.
“Todos nós devemos
contribuir e continuar tendo consciência do nosso papel para a contenção um
novo avanço da Covid-19. É preciso que cada um assuma o compromisso com as
ações previstas nesse documento. Juntos, envidaremos esforços para a proteção
da saúde das pessoas e recuperação da nossa economia”, completa George.
As medidas previstas podem
ser complementadas e/ou alteradas, a qualquer momento se houverem novas
orientações dos órgãos competentes.
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