terça-feira, 1 de junho de 2021

ESTRATEGISTAS PERNAMBUCANOS RECEBEM PRÊMIOS DE MARKETING POLÍTICO EM LONDRES

Share it Please



Criado no Reino Unido para recompensar em nível global trabalhos considerados excepcionais nas áreas de campanha eleitoral, gestão pública e assuntos públicos, o Polaris Awards foi entregue na noite desta segunda-feira (31), em Londres, por meio de uma cerimônia virtual, e tem entre seus ganhadores os estrategistas políticos da Mosh Brasil  e da Caisnovo Comunicação, Jader França e César Rocha, e Emanoelton Borges, da Alfa Inteligência, responsáveis pela campanha de Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa, capital da Paraíba, no Brasil, em 2020. 

A estratégia, o conteúdo e a forma de condução da campanha a prefeito foi reconhecida como uma das mais inovadoras no mundo pelo júri do Polaris, composto por 26 especialistas de 19 países, entre estrategistas, publicitários, coordenadores de campanha e de relações públicas, a maioria dos Estados Unidos, mas também do Canadá, Espanha, Bélgica, Áustria, México, Suécia, Brasil, Rússia, Austrália, México, Colômbia, Venezuela, Turquia, Cazaquistão, Andorra, Croácia, Letônia e Ucrânia.

O time de campanha ganhou Ouro como Melhor Campanha de Televisão; prata como Melhor uso Criativo de Dados; e Bronze como Identidade Visual de Campanha. A campanha de Ruy Carneiro ficou marcada pelo uso livre de cores, de jingles, de linguagem de internet e de conteúdo objetivo relacionado a compromissos, principalmente a metas de ações concretas por bairros para os primeiros seis meses de gestão.

"O desafio desta campanha era reposicionar o candidato no jogo eleitoral, renovar sua figura pública, rejuvenescê-lo e reapresentar os atributos de sua trajetória na política. Estávamos desafiados a fazer uma campanha disruptiva e foi o que fizemos”, diz Jader França.

"Em primeiro lugar, ao invés de apresentar o candidato por meio de uma biografia cronológica, o que o envelheceria por causa dos seus 30 anos de política, resolvemos apresentar um conjunto de ações que realizou e que transformaram profundamente a vida de milhares de pessoas", afirma César Rocha.

Era uma disputa com 15 candidatos e Ruy começou a campanha com cerca de 0,5 ponto percentual de intenção de voto na espontânea, segundo Emanoelton Borges, da Alfa Inteligência. Ao final, por apenas 0,24% não foi ao segundo turno. Alcançou 16,37%, contra 16,61% do segundo colocado (Nilvan), 20,72% do primeiro (Cícero) e à frente dos demais, principalmente de Walber Virgulino (13,92%), Edilma Freire (12,93%) e Ricardo Coutinho (10,68%).

"Na imprensa, havia apostas de que o candidato chegaria, no máximo, em quinto lugar nesta disputa. Mas ao final surpreendeu, chegou aos 16,37% e foi recolocado no tabuleiro majoritário em 2022", afirma Emanoelton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário