domingo, 12 de abril de 2020

CAUSOS E ACASOS DO MIMOSO

Share it Please
O POVO do Interior, chamados de "MATUTOS", sempre foram muito "criativos, ideiudos, presepeiros etc...

 Antes do dito "PROGRESSO" quando a maioria das cidades, dos povoados "NAO TINHAM ENERGIA", a "matutada sempre criou um coisa para se "divertir".

Assim, brincaram muito a "cavalhada, a vaquejada, a pega de boi, a chegada de lenha, (a coisa mais besta que já vi"), o casamento matuto,",  e etc...,

Ahhh! Mas o "matuto", e tb., malvado, cruel, zombeteiro e atrevido, mas extremamente brincante.

Assim, criaram o "SERRA VEIO", UM bando de homens, se juntavam e munidos de "latas velhas, bombos, violões, instrumentos musicais, martelos, bebibas, e afins e saiam à noite, para os endereços dos "VELHOS", previamente escolhidos, e começava o "SERRA VEIO",que nada mais era uma "previa", do "FUNERAL" do escolhido.

Começavam a rezar as "rezas" dos mortos (requiens), louvações, agouros, choradeiras, gritos imitando demônios, coral de anjos, enfim uma "PRESEPADA",  feroz, que as vezes o próprio 'SERRADO", entrava na brincadeira, noutras ternaca numa "guerra" entre os SERRADOS" e os "SERRANTES", com TIROS, RAPAS, FACADAS, PAULADAS e coisa e tá, que de tal Grave, a Justiça teve de proibir, observando uma brincadeira tão inocente e excitante porque alguns exageravam  na "dose".

Na Santa Cruz dos anos 50, quando era Vila de Taquaritinga, Cidade Comarca, tendo como Juiz de Direito o Famoso Alfredo Pessoa.

Da banda de Santa Cruz, uma "cumandita" de famosos "inocentes presepeiros" liderados p/ João Morais, Severino Cuscuz, Manoel Boneco, Pedro Rododó, Biu de Bastos, Raimundim Barbino, Dorim Clementino, Vicente de Mané Telino,  Biu da Barra, Pedro Paulo e outros mais, realizaram o MAIOR SERRA VEIO de todos tempos.

Foram SERRADOS entre outros:

Seu Neco Aragão, seu Alfredo Aragão, seu Manoel Odilon, seu Zé Chicudo, Da. Possidônia, seu Zé Joaquim, João Quinca, Chico Véio, Manoel Caboclo, Dedé Catuca, Noé Cabral, e tantos outros.

Houve festa, brigas, murros, ameaças de morte enfim, imaginem.

No domingo houve uma denúncia ao Juiz Alfredo Pessoa e na tarde daquele dia, Bilino conduziu PRESOS mais de 80 homens, sob o comando de um sargento que não sei o nome e o "Soldado José Ramos”, destacado em Santa Cruz.

Na segunda feira liberados sob gfirte "admoestaçao", do Doutor Juiz,

Assim encerrou-se uma grande brincadeira que se fazia em SANTA CRUZ, com mais de 80 participantes FIXADOS.

O "causo" eu conto como o causo foi !

Mimoso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário