segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE- CAPITULO I

Share it Please


 

LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DUROU 24 ANOS

Raymundo Francelino Aragão nasceu no dia 27 de setembro de 1911, e com a idade de 18 anos, aconteceu o primeiro movimento prol emancipação, isso em 1929 e lá estava o jovem Raymundo sonhando com a liberdade de seu município, tendo em vista que Santa Cruz pertencia a Taquaritinga do Norte. Taquaritinga reagia à tentativa de emancipação e a vila sofria muitas perseguições.

Embalado pelo desejo de libertação de sua querida Vila, Raymundo Aragão entrou na politica, exercendo pela primeira vez a função de vereador por Taquaritinga do Norte de agosto de 1936 a novembro de 1937, terminando de forma inesperada seu mandato, devido à chegada do Estado Novo, onde se fecharam as Câmaras e o Congresso Nacional. A esta altura Raymundo Aragão já liderava o movimento prol emancipação.

Em 2 de março de 1938, o presidente Getúlio Vargas baixou um decreto, o de número 311, e sua interpretação dava plenos direitos a Santa Cruz tornar-se cidade. Porém, a politicalha reinava em Taquaritinga do Norte, e um decreto rebaixando Santa Cruz de 2º para 3ª distrito, passado a vila do Pará a ser o 2º distrito.

Em 1943, a luta de Raymundo e seu companheiros continuava e um documento mostrando os números e as condições de Santa Cruz tornar-se cidade foi enviado ao interventor de Pernambuco Agamenon Magalhães. Nomes como José Francisco Barbosa, João Pereira Sobrinho, Pedro da Silva Neves, Graciliano Arruda, Braz de Lira, José Pacas da Silva, João Frutuoso Sobrinho, João Deodato de Barros, Miguel Jerônimo Silva, José Balbino Sobrinho, José da Silva Neves, Saturnino Lopes da Silva, José Bezerra da Silva, Emídio Vitorino da Silva, José Clementino Sobrinho, Tito Sinésio Aragão, Soriano Mestre da Silva, José Olinda Xavier, José Glicério da Silva e Antônio Felix, assinaram o documento.  

Em 1948, outro absurdo aconteceu com Santa Cruz, quando trocaram o nome da vila, passando a ser denominada Vila do Capibaribe.

O segundo mandato de vereador de Raymundo Aragão ocorreu de 15 de novembro de 1947 a 1951. A terceira e última legislatura de Raymundo Aragão, aconteceu de 1951 a 1955, quando foi eleito primeiro prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, pela vontade soberana do povo.

1953 veio a emancipação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário