Santa Cruz do Capibaribe é
considerada a capital da moda de Pernambuco e o coração do polo de confecções
do estado. Não é para menos. Cinquenta e quatro municípios pernambucanos e da
Paraíba comercializam sua produção no Moda Center Santa Cruz para atacadistas de
todo o país. Para dar visibilidade à produção e fortalecer a imagem das
empresas da região, a administração do Moda Center Santa Cruz, além de investir
massivamente em comunicação e marketing, criou, em 2016, o Estilo Moda
Pernambuco (EMP). Nas duas primeiras edições, o EMP contou com o desfile de 38
marcas, sendo oito na primeira edição e 31 na segunda. Em ambas, contou com a
participação de pequenas empresas que comercializam sua produção nos boxes do
centro atacadista, assim como também abraçou empreendedores do calçadão Miguel
Arraes.
“O Estilo
Moda Pernambuco foi um evento criado pelo Moda Center Santa Cruz para dar
visibilidade, principalmente, à produção de moda local, assim como contribuir
para fortalecer a imagem do polo de confecções. Também é um espaço para troca
de experiências, capacitação e realização de negócios independentemente do
tamanho do produtor. O evento é todo produzido por nós, com recursos próprios e
oriundos de patrocinadores e apoiadores”, explica Allan Carneiro, síndico do Moda
Center.
Além de
dar visibilidade, o EMP também colabora para impulsionar a evolução do mercado
local, induzindo a profissionalização da cadeia de produção de moda, como conta
Antônio Carlos Batista da Silva, da Rastro Ativo (moda masculina). Participando
pela segunda vez dos desfiles, ele ressalta a importância do compromisso da
administração com as pequenas confecções. “Temos a oportunidade de mostrar os
produtos das pequenas fábricas com a mesma qualidade e destaque que as demais.
Não teríamos como montar um desfile sozinhos. O EMP nos dá oportunidade de
ganhar visibilidade junto aos clientes, nas mídias sociais e tradicionais. O
retorno do investimento é garantido e o evento nos faz querer avançar. Nos
impulsiona”, declarou. Ele comenta, ainda, que a participação do evento fez com
que sua marca contratasse, por exemplo, um estilista para aperfeiçoar o
desenvolvimento das coleções da Rastro Ativo. A marca desfila no dia 29 de
julho, junto com a Brytch Jeans, Cavalheiro, Iska Viva, John Cash, LM Fashion,
Magda Moda Íntima, Miss Mel, Nega Maluca, Samkara e Sport Company.
A
repercussão positiva e os números mostram a evolução do evento. Na primeira
edição, dois pequenos produtores participaram dos desfiles. Na segunda, foram
cinco. Este ano, o Moda Center abraçou o Projeto Coletivo Criativo e 35 marcas
participam do evento em dois momentos: do desfile coletivo com 10 looks
montados com peças de 17 marcas, que está no line up do terceiro dia do EMP
(28/7), e na exposição “Coletivo Criativo”, com os cliques de editorial
produzido com looks montados com outras 18 marcas. Visitantes e clientes
poderão conferir o material na área interna do Moda Center Santa Cruz (entre os
setores Azul e Laranja) durante todo o dia.
A
expectativa é que, em 2019, a quantidade de pequenos produtores participantes
no EMP seja o dobro deste ano. O objetivo é continuar mostrando a qualidade e a
diversidade do que os confeccionistas de menor porte produzem, que vem
crescendo e garantindo cada vez mais espaço no mercado, assim como na vitrine
proporcionada pelo evento.
A
programação completa do do EMP 2018 pode ser conferida no
www.estilomodapernambuco.com.br ou no www.blogdomodacenter.com.br.
Projeto
Coletivo Criativo
Desfiles
no dia (28/7)
Sealive,
PJW Jeans, Adepto Jeans, Use Mais, Top Camuflado, Nacan, F&A Jeans,
Lua&Mar Surf Wear, Duque Pólo, Atrevida G, Júlia Plus Size, Sagatta, Gizele
Lingerie, Disgri Lingerie & Modeladores, Joseane Fashion, Maddu Jeans e
Sarah Fitness.
Editorial/exposição
(30/7)
Revolucione
Jeans, RCR Original Clothing, Use D'Orig, Dalmonboy, Morena Tropycana,
Ne&Ronny, Clepol, Xiqtal, Jovina, Nara Modas, Cravina, Agasias Clothing,
Bonita Saia, Formula Femini, Aline Fashion, Divine Moda Feminina, Sunbody e
Remais Short's.
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