quinta-feira, 26 de março de 2020

VOCÊ NÃO É OBRIGADO A LER ISSO!

Share it Please
Gostar ou não gostar de ler? Eis a questão! Não é incomum ouvirmos as pessoas dizerem que não tem o hábito de ler, e acredito que é justamente por isso que a leitura seja algo que não faça sentido, pela leitura precisamos criar amor, entender que quem lê tem a possibilidade de quebrar correntes muitas vezes invisíveis, quem está lendo aqui pode fazer a seguinte avaliação, o que me leva a ser um leitor? Curiosidade, necessidade, prazer, obrigação, aliás, por falar em obrigação, um amigo meu certa feita me indicou alguns livros justificando que se tratava de leitura obrigatória, logo segui o que ele tinha dito e naquele momento não li nenhum, como costumo dizer a alguns estudantes, nunca vi ninguém fazer nada por obrigação que preste, isso vai desde a varredura da calçada a construção de um edifício de muitos andares. 
Quem aprende a ler e não lê é tão analfabeto quanto antes, pode parecer dura essa frase mas é a mesma que vale para quem aprende a dirigir, tira habilitação e não dirige, perca de tempo e dinheiro, portanto a leitura de mundo precede a leitura das letras como bem nos ensinou Paulo Freire, isso requisita de cada um que busque as leituras que contribuam para que seu mundo passe a fazer mais sentido, quem viaja pelo mundo das letras percebe o horizonte mais alargado, e contribui para que não fiquemos o tempo todo repetindo as mesmas palavras, pois quem não acessa livros ou outras leituras vive a repetir seu repertório curto de palavras, e muitas vezes para acrescentar ainda traz vícios de linguagem, tipo, tipo, tipo, bom tipo algo que ficamos repetindo o tempo todo para muitas vezes não explicar nada ao final. 
 Quem lê nesse momento pode pensar que quem escreveu sempre foi um leitor assíduo e apaixonado pelas letras, de jeito nenhum, comecei a criar amor pela leitura quando meu pai analfabeto me deu um coleção de livros de Walt Disney, e tive uma queda significativa de prazer quando uma dada professora me obrigou a ler um livro, nesse momento muitos aconselham para que aqueles que podem leiam mais, que se faça isso, mas que sua leitura não se torne um hábito, mas sim um momento de amor e de crescimento em favor do próximo. No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.

Um comentário: