quarta-feira, 6 de outubro de 2021

ZÉ MINHOCA RECEBE A MEDALHA PADRE ZUZINHA

Share it Please

O ex-vereador Zé Minhoca recebeu nesta tarde de 5 de outubro a Medalha Padre Zuzinha das mãos do vereador e amigo Zezim Buxim, em um reconhecimento a trajetória desse santa-cruzense ilustres.

Biografia de José Bezerra da Costa (Zé Minhoca) 

José Bezerra da Costa, nascido na conhecida Rua Grande, atual Avenida Padre Zuzinha, em 04 de Setembro de 1950, sendo um dos treze (13) filhos do casal Manoel Floro da Costa (Manoel do Motor, paraibano de Caraúbas) e Florinda Bezerra Gomes, depois, da Costa, de tradicional família santacruzense. Criou-se, como todas as crianças da época, às margens do Rio Capibaribe e por isso, profundo conhecedor das maravilhas que o Rio propiciava à meninada, como os banhos em suas águas límpidas; as pescarias e os jogos de futebol em suas areias brancas, bem como da sua importância na vida social e econômica da comunidade, pois quando a seca era inclemente (e isso era constante), era no seu leito que construíam-se cacimbas para saciar a sede  da população.

Foi também, nas margens do Capibaribe, ao vender minhocas para iscas, pois muitos garotos como ele, gostavam de pescar, que “ganhou” o apelido que carrega e carregará, com orgulho por toda vida: Zé das Minhocas!  É bom frisar, que a moeda utilizada na negociação, ou seja, o dinheiro, eram “notas de cigarro”, e cada marca de cigarro, tinha o seu valor específico.

Para surpresa dos familiares e dos amigos dos seus pais, com sete anos de idade, aprendeu a ler e a escrever, hábitos que mantém com fidelidade, até hoje.  Na infância e na pré-adolescência, foi aluno das Professoras: Maria de Duquinha Gomes, este, seu tio avô; Eulina Gomes, sua prima; Erasta e Faustina Moraes, sendo que todas lecionavam em suas residências, que funcionavam como Escolas, bem como de outros abnegados e renomados educadores e educadoras, a exemplo de José Edval Moraes; José Leite Bezerra; Paulo Arruda Aragão; Maria José Tavares; Maria do Socorro Aragão Florêncio; Waldenice Aragão de Melo; Dulce Assis; Maria da Glória e Antônio Gomes Aragão.

Bacharel em Direito, da Turma do Vintenário (1979), pela ASCES, foi Presidente do Diretório Acadêmico da FAFICA, onde, aproximando-se de personagens importantes da política regional, a exemplo do Prof. Mário Menezes; de Jarbas Vasconcelos; Fernando Lyra; Cristina Tavares e José Queiroz, sedimentou o desejo de participar ativamente da política partidária, fato que aconteceria anos depois.

Na juventude, sonhava ser jogador do Sport Recife mas, durante nove anos foi jogador de destaque no nosso amado Ypiranga, elevando o nome esportivo da nossa terra, em toda região. Destacou-se, também, como jogador de Futebol de Salão, hoje, Futsal, atuando no São Luís, da nossa cidade, onde foi Tri-Campeão Invicto e destacando-se, também, no mundo esportivo da cidade de Caruaru, onde foi atleta das melhores equipes de Futsal, a exemplo do Clube Intermunicipal e do Central Sport Club, equipes treinadas na época, pelo seu amigo e hoje Deputado Estadual, José Queiroz.

Ainda muito jovem (com 19 anos), tangido pela necessidade, foi morar em Caruaru, onde ingressou na PMPE e em Janeiro de 1975, por concurso, foi admitido na Polícia Rodoviária Federal, instituição que, verdadeiramente, lhe abriu “abriu as portas do mundo!”.

É casado com a Professora Marizélia de Barros Bezerra, com quem teve os filhos: Angélica; Ana Beatriz e Mário Balbino Neto e é avô de Benício, por quem se diz apaixonado, causando ciúmes no restante da família.

Na política partidária, teve atuação destacada, sendo eleito Vereador, por três Legislaturas, todas exercidas com determinação; dignidade; honradez e amor às necessidades do nosso povo e da nossa terra. Como Presidente da Câmara (2017/2018), com a ajuda dos demais Companheiros, propiciou que o Município tivesse, durante dois anos, aporte financeiro suficiente para alavancar obras importantes e estruturadoras, como o calçamento e o saneamento de dezenas de Ruas; a reforma de Escolas; a doação de viaturas, às Secretarias de Mobilidade e de Defesa Social; a aquisição de ambulâncias e a construção do Laboratório Municipal, que tanto tem servido à nossa população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário